Coworking X Escritório Tradicional

O termo “coworking” vêm sendo cada vez mais utilizado e pesquisado. Mesmo durante a pandemia do COVID-19, diversas matérias falam sobre o crescimento dos coworkings no Brasil e a abertura de novos escritórios. Mas, pouco se fala sobre o que é um coworking e qual a diferença dele para um escritório tradicional.

O grande diferencial do coworking é o modelo de negócio, trata-se de um escritório baseado em compartilhamento de espaço e recursos que reúne pessoas de diversas áreas de atuação e de diversas empresas em um espaço colaborativo. Uma das maiores vantagens na colaboração de um coworking é que, em um mesmo espaço, podem ter empresas de grande porte à profissionais liberais e pequenos empreendedores.

Os principais coworkings do Brasil investem em ações e atividades internas, para que todos os coworkers (coworkers são aqueles que trabalham em um coworking) troquem conhecimento, serviços e informações!

Já como escritório tradicional, entendem-se as lajes corporativas, salas em prédios comerciais e outros. Em um escritório tradicional, cada pessoa ou empresa trabalha e conecta-se unicamente com os colaboradores da sua própria companhia. Ou seja, se você é um pequeno empreendedor ou profissional liberar, o seu contato será apenas com seus clientes ou, em alguns casos, funcionários. Para as grandes empresas, o contato tende a ser entre os colaboradores da mesma.

Os diferenciais entre um coworking e um escritório tradicional, vão além do modelo de trabalho. Os custos para manter uma sala ou mesa de trabalho em um coworking chegam a ser 70% a menos do que os de um escritório tradicional.

O conceito de um coworking inclui que os custos do escritório sejam compartilhados entre todos que lá trabalham, ou seja, não há preocupação com o pagamento de IPTU, luz, água, recepcionista, aluguel, manutenção, equipamento (cadeiras, mesas, lixos, filtros de água, impressoras), internet, etc. enquanto em um escritório tradicional, cada empresa responde por seus próprios custos e investimentos iniciais em reformas e mobília.

Em resumo, as principais diferenças entre um coworking e um escritório tradicional são: em um coworking você tem a oportunidade de trocar experiências, contatos e serviços com pessoas de áreas diferentes e de empresas diferentes, que podem ser possíveis clientes; em um escritório tradicional essa colaboração é limitada. Em um coworking os custos essenciais para o funcionamento do seu negócio já estão inclusos em um único boleto e a redução dos custos chega à 70% em comparação com um escritório tradicional.

Gostou? Quer conhecer mais sobre o mundo dos coworkings e suas vantagens? Entre nas nossas redes sociais e fale conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.