O que é marketing? Suas definições…

Ainda hoje, muitas pessoas confundem o marketing com diversas áreas e “poderes”. Muitos dizem que o marketing “cria” necessidades, confundem marketing com publicidade e propaganda e acham que está exclusivamente ligado à venda de produtos e serviços.

Então, vamos começar dizendo que NÃO, nada disso é marketing. Nada disso define marketing. O marketing NÃO cria necessidades, ele vai além de publicidade e propaganda e não é “vendas de forma gourmet” rs.

Agora que esses detalhes estão esclarecidos, podemos seguir com: o que é marketing? Existem diversas definições para marketing, começando pela origem da palavra. “Market”, em inglês, significa “mercado” e “ing” é a ação da palavra ou verbo, ou seja, “marketing” significaria “mercado em ação”.

Seria fácil se essa fosse a única definição ou, pelo menos, a mais aceita. Mas existem outras duas definições que são muito importantes para quem busca entender o que é o tal do marketing; começando pelo ‘pai’ do marketing Philip Kotler que diz que: “Marketing é a ciência e arte de explorar, criar e proporcionar valor para satisfazer necessidades de um público-alvo com rentabilidade”.

Outra definição muito importante é a da American Marketing Association (AMA) que define: “Marketing é a atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e oferecer trocas com valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral.”

Não facilitou muito né? Pois é, existem várias interpretações do que é marketing. Mas o principal ponto entre elas é: a necessidade de lucro (valor) e a atenção ao público-alvo e clientes. Lembrando que público-alvo e clientes são coisas diferentes, mas isso fica para outro post.

O marketing está sempre preocupado em atender as necessidades dos seus clientes e público-alvo da melhor forma possível, gerando rentabilidade e reconhecimento para a empresa. Tudo isso deixa muito claro que marketing envolve estratégia.

Ok, então o marketing é vender? Sim e não. É óbvio que nenhuma empresa sobrevive sem vendas, mas a estratégia que você usa para vender, a forma como você se comunidade, o cuidado com o processo de venda e pós-venda, a imagem que você passa da sua empresa (produto e serviço), tudo isso é marketing. Sem o marketing a empresa não persiste, sem conversar e vender de forma correta, a empresa não cresce.

O marketing envolve toda a estratégia para que a sua empresa passe a mesma mensagem do começo ao fim, desde o momento em que o consumidor identifica a sua necessidade até que ela seja satisfeita. Tudo envolve marketing, todas as empresas de todos os portes precisam de marketing.

Ou seja, de uma forma bem objetiva, o marketing envolve a estratégia que TODA empresa usa para se comunicar com seu consumidor, vender seu produto e/ou serviço e atender a necessidade do seu público com lucro, consolidando a imagem que você quer passar da sua marca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.